Resolver problemas faz parte de um todo na gestão do síndico, é muito importante, mas não é tudo.

Confira quais os atributos mais importantes para um síndico de sucesso!

Problemas em condomínios são diários e o síndico precisa saber administrá-los, não há duvida. Funcionários insatisfeitos, condôminos que reclamam o tempo inteiro, vazamentos, infiltrações, anotações no livro de ocorrência e muitas outras demandas.

Encontramos muitos gestores que resolvem tudo isso e muito mais. Mas resolver problemas faz parte de um todo na gestão do síndico, é muito importante, mas não é tudo.

Nos dias de hoje, é muito complexo um profissional em gestão condominial conseguir realizar seu trabalho sem ter objetivos claros e a mínima percepção do ambiente que vivencia. Entender sua comunidade, seus anseios, suas demandas e seu perfil administrativo, principalmente.

O perfil administrativo é aquele em que o síndico consegue identificar tendências nos relacionamentos interpessoais, abrangência social, particularidades psicológicas dentre outras características que serão decisivas para o sucesso da sua gestão.

Mas existem 3 atributos que não podem faltar para um síndico de sucesso: visão, coragem e competência.

Esses atributos são infalíveis para os resultados positivos da gestão de um síndico, sobretudo, para poder enfrentar as enormes dificuldades que a função exige.

Comecemos pela visão.

Ter visão significa sonhar acordado, identificar oportunidades, enxergar tendências, questionar, ou seja, ser um visionário na acepção da palavra. Você só consegue mudar aquilo que entende profundamente. Portanto ter visão é isso, compreender a fundo seu trabalho e questionar padrões adotados, objetivando melhorar e atingir seu ideal.

E vamos ao segundo atributo, a coragem.

Coragem, significa manter a motivação em alta, a moral intacta para afrontar os perigos, assumir riscos, ser aguerrido, e ter muita firmeza de espírito para enfrentar uma situação emocional ou moralmente difícil. São praticamente todas as situações que um síndico se depara na condução de um condomínio.

Portanto, ser corajoso é um atributo que não pode faltar para um síndico. Ter medo de pressões, fugir de assembleias e não atender condôminos é a maior demonstração de falta de coragem. Saber enfrentar estas dificuldades com coragem vai diferenciá-lo de outros síndicos com certeza.

E o último atributo é a competência.

O que adianta ser um síndico visionário e corajoso, mas ser incompetente? Absolutamente nada.

Ter a capacidade de realizar, de decidir sobre algum assunto e ter conhecimento profundo sobre suas funções e responsabilidades advindas da função são potencialmente as qualidades mais importante. Sem elas nada acontece.

É preciso que o síndico seja competente para gerir pessoas, conduzir os trabalhos do dia a dia da gestão de um condomínio e administrar toda a complexidade de um condomínio edilício com todas as suas nuances.

Trabalhe sua visão, crie coragem e avance na preparação técnica aumentando sua competência, assim tudo ficará mais fácil e simples de resolver. Acredite nisso!

Fonte: Sindíconet